24 de fevereiro de 2011

Diversidade Cultural

Diversidade cultural

Conceito Principal

A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade cultural é complicada de quantificar, mas uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo. Através desta medida, há sinais de que podemos estar a atravessar um período de declínio precipitado na diversidade cultural do mundo.


A Origem da Diversidade Cultural


Diferentes formas de diversidade cultural:
· Etnocentrismo – trata-se duma visão da cultura centrada numa cultura que se considera superior às demais, por ser mais avançada em termos históricos e / ou científico-tecnológicos. Essa é a visão que prevaleceu na relação do Ocidente com as outras culturas, nomeadamente a partir das Descobertas. O espírito de Missão que leva o ocidente a procurar inculcar a sua religião aos outros povos, é um exemplo de etnocentrismo, bem como o colonialismo.
· Relativismo Cultural de acordo com esta perspectiva a diversidade cultural é reconhecida como algo de positivo, mas é rejeitado o diálogo inter-cultural. Defende-se que cada cultura deve procurar manter a sua pureza originária, não assimilando valores ou práticas doutras culturas.
Bjus! Srtª. Maroto
  • Interculturalismoassenta no reconhecimento da diversidade cultural como um valor fundamental, inalienável e no reconhecimento da importância do diálogo inter-cultural, encarado como uma forma privilegiada de desenvolvimento dos povos. Note-se que as sociedades mais desenvolvidas são as que contém no seu seio uma maior diversidade cultural.

Há um consenso geral entre os principais antropólogos que o primeiro homem surgiu na Europa, há cerca de dois milhões de anos atrás. Desde então, temos nos espalhado por todo o mundo, com sucesso em nos adaptarmos às diferentes condições, como por exemplo, as mudanças climáticas. As muitas sociedades que surgiram separadas por todo o globo diferiam sensivelmente umas das outras, e muitas dessas diferenças persistem até hoje.

Bem como os mais evidentes as diferenças culturais que existem entre os povos, como a língua, vestuário e tradições, também existem variações significativas na forma como as sociedades organizam-se na sua concepção partilhada da moralidade e na maneira como interagem no seu ambiente.

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestuário e tradições, bem como a forma como as sociedades se organizam conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente, etc. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.